Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25416

Compartilhe esta página

Título: Dança nas aulas de educação física: qual o seu papel na escola?
Autor(es): SILVA, José Antonio da
Palavras-chave: Educação Física e Treinamento; Dança; Ensino
Data do documento: 6-Ago-2018
Citação: SILVA, J. A.
Abstract: O ensino da dança ainda se apresenta como um grande desafio para grande parte dos professores de educação física. Partindo de questões como o que ensinar?, porque ensinar? e como ensinar?, nos propomos aquí a discutir a presença da dança como um dos conteúdos da Educação Física. Neste sentido, esta pesquisa busca, a partir da revisão bibliográfica, compreender a função social da escola e da educação física para compreender a importância desse conteúdo e construir uma proposta sólida para seu ensino. O texto está dividido em quatro tópicos, cada um dedicado ao aprofundamento de uma questão ( 1. A construção da escola; 2. A escola que queremos, 3. a respeito da Educação Física 4. e a dança em Perspectiva). Como orientação teórica, apropriamo-nos das teorias e concepções críticas de educação, por acreditarmos serem essas as mais coerentes com as necessidades da escola pública brasileira. Como resultado, optamos por relatar uma de nossas ações com este conteúdo no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) em uma escola púbica do interior de Pernambuco. Após refletir sobre algumas dificuldades dessa vivência, concluímos destacando a importância de uma escola (e de uma educação física) centrada na apropriação ativa do conhecimento como forma de favorecer a emancipação dos sujeitos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25416
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, José Antonio da.pdf922,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons